Fernando A Freire

Amar a dois sobre todas as coisas

Textos

O QUE OS CIENTISTAS POLÍTICOS DO PAINEL/Globo News NÃO COMENTARAM

 
No programa PAINEL do dia 07/10/2016 – Globo News – nenhum dos três cientistas políticos comentou os fatos relevantes que se seguem:

1 -     Em São Paulo, o limite dos gastos da campanha municipal ultrapassou de muito os    valores arrecadados de Pessoas Físicas:

- Dória arrecadou 6 milhões e gastou
13,5 milhões;
- Haddad arrecadou 5 milhões e gastou
10 milhões.

De onde virão os recursos para cobrir tão  exorbitantes diferenças negativas?


2 -     O PSD, fundado e presidido por Gilberto Kassabe, elegeu 474 prefeitos em 2012 e 495 em 2016.  Um crescimento de 21 prefeitos eleitos.  Coincidentemente, enquanto ele foi ministro das cidades no governo Dilma, 21 prefeitos petistas passaram para o PSD. Mesmo assim, continuaram plenamente assistidos pelo governo Dilma (claro, por se tratar de um partido da então base governista!).  Sinceramente, na minha visão, um  sub-reptício aliciamento. 

Em João Pessoa (PB), por exemplo, o prefeito Cartaxo, eleito em 2012 pelo PT, requereu recursos do governo federal para recuperar e embelezar o Parque Solon de Lucena – a conhecidíssima Lagoa, cartão-postal da cidade –, providência que muito contribuiu agora para a sua reeleição.  Acontece que ele mudara para o PSD no meio do seu mandato.   Certeza de que continuaria assistido pelo então governo federal, pois o ministro das cidades, Kassabe, era carne e unha com o PT e em nenhum momento negaria suas petições.

Em suma:  o sr. Kassabe, com o poder de ministro das cidades, aliciou 21 prefeitos petistas para o seu PSD; atuou na base do governo até a véspera do impeachment da presidente; votou paradoxalmente favorável ao impeachment e agora, carregado de filhinhos ex-petistas, volta a participar da base governista no governo Temer.  Que outras jogadas mais não se fizeram?! Fantástico, não?

Esse, por demais explícito, foi um dos erros de tática da Dilma.  Não previu que todos os prefeitos/parlamentares se apadrinham do ministro das cidades para conseguir recursos para os seus municípios.  Com as eleições municipais à vista, por que não um petista influente naquele ministério?

Com absoluta convicção, se afastado o risco Kassabe, a situação do PT nas últimas eleições municipais não teria sido tão decepcionante para os petistas.   Traições que poucos perceberam.
Fernando A Freire
Enviado por Fernando A Freire em 09/10/2016
Alterado em 09/10/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras